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ARTIGO
A importância do networking para qualquer negócio

Estamos numa era em que o acesso online é praticamente o maior meio de comunicação não pago e a possibilidade de alcançar novas pessoas é uma constante. Assim sendo, muitas empresas descuidam-se de outras táticas que podem vir a ser uma mais valia para a melhoria dos seus negócios.

Uma das táticas (gratuitas na maior parte das vezes) que os empresários se esquecem é o networking. Este é um passo essencial para o desenvolvimento de novas empresas (ou empresas já formadas) e para uma angariação consistente e constante de novos contactos.

Quem nunca foi a uma formação ou workshop e ficou com um contacto de algum dos participantes porque o mesmo estava interessado em ter uma reunião mais tarde para conhecer um pouco melhor aquilo que a sua empresa tem para oferecer (o contrário também é válido).

Se pretende que o seu negócio cresça, mas não se encontra financeiramente preparado para abrir um novo escritório noutro local ou contratar novos empregados, o networking pode ser uma solução bastante eficaz.

A importância do Networking para empresas

Uma rede de networking pode ser uma ferramenta de crescimento bastante eficaz, especialmente para empresas que se baseiam na prestação de serviços.

Este tipo de rede, permite-lhe de forma bastante simplificada mostrar a outras pessoas aquilo que o seu negócio oferece, serviços complementares que pode fornecer, mas acima de tudo, cria novas oportunidades para recomendar trabalhos entre diversas pessoas que podem nunca ter ouvido falar de si e do seu negócio.

É importante que tenha em conta uma rede de networking com outros profissionais pode servir os mesmos consumidores.

Um exemplo prático, pode ser o seguinte:

Imagine que é pintor, e que foi contratado para pintar uma casa. No entanto o cliente também necessita de alguém para mudar as carpetes e colocar vidros duplos em todas as janelas, mas não encontra ninguém que o faça a preços acessíveis.

No entanto, você (porque tem uma rede de networking bastante abrangente) conhece dois profissionais que atuam exatamente nessa área e acaba por recomendá-los ao seu cliente.

Mesmo que eles não fiquem com o trabalho, de futuro, se alguém necessitar de um pintor, eles vão lembrar-se de si.

Como pode ver por este exemplo prático, o networking pode ser uma grande vantagem para o seu negócio. E o melhor de tudo é que o mesmo é válido para qualquer tipo de negócio.

Conhecer grupos pode ser um bom caminho para encontrar pessoas que partilham os mesmos interesses e paixões. Se na sua área de atuação não existe nenhum grupo onde possa fazer networking, pode ser uma boa opção falar com outros empresários locais e começar um grupo.

Outra alternativa para quem se encontra a iniciar-se nesta tática, passa por falar com a câmara de comércio local, pois a mesma pode oferecer boas oportunidades de conhecer novos empresários. No entanto, é muito importante que tenha a certeza que os mesmos valem a pena para o seu negócio antes de tomar a decisão de se inscrever (porque em alguns casos, existe o valor de uma anuidade incluída).

É importante que você se inclua num grupo ou numa rede de networking que lhe promova um contacto direto com os seus potenciais clientes.

No entanto, é muito importante que tenha em conta que o networking pode (e deve) ser feito em qualquer lugar (ginásio, restaurante, café…). Qualquer lugar é bom para promover o seu negócio, até porque você não sabe quem é que a outra pessoa pode conhecer.

Agora que já sabe como pode aumentar o seu negócio através do networking, já poderá começar a analisar algumas possibilidades de o fazer. Vai ver que curto/médio prazo, esta será uma ótima maneira de melhorar o seu volume de negócios.


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