ARTIGO6 dicas para garantir a segurança da informação na internet
Utilizamos cada vez mais as tecnologias na nossa rotina, seja para fazer compras, gerir a conta bancária, organizar atividades de trabalho… Diante desta realidade, as práticas de segurança da informação são imprescindíveis.
Sabe o que é esta segurança e como garantir que os seus dados e informações sigilosas estão fora do alcance de ataques cibernéticos? Se não sabe, vai ficar a saber!
Além disso, ainda vai conhecer 6 dicas para se manter protegido no mundo virtual.
Segurança da informação: Conheça 6 dicas para manter os seus dados protegidos na internet
Podemos definir segurança da informação como a adoção de um conjunto de ações que visam proteger dados, seja para um utilizador particular ou uma empresa. Essas ações são aprimoradas à medida que as próprias tecnologias evoluem.
O ambiente virtual é um universo de possibilidades e está presente em muitos aspetos da nossa vida. Entretanto, sabemos que existem pessoas mal-intencionadas neste mundo que esperam uma falha ou oportunidade para invadir e roubar dados sigilosos.
Por isso, é importante que todas as pessoas tomem as devidas precauções para evitar transtornos e prejuízos deste tipo. De seguida, listamos as principais medidas a adotar para garantir a segurança dos dados.
1 – Ter um bom antivírus
Seja para o computador ou telemóvel, este é o primeiro passo para garantir a segurança de informações, senhas e muito mais.
Um bom antivírus é capaz de manter os dados protegidos contra os principais meios de ataque virtual. Contudo, é preciso mantê-lo sempre atualizado para que seja eficaz.
2 – Prestar atenção aos sites e plataformas que utiliza
Antes de aceder a um site ou plataforma online, é importante pesquisar informações sobre a reputação.
Com uma pesquisa rápida é possível encontrar avaliações de outros utilizadores e assim verificar o nível de confiança dessa empresa. Também pode perceber como funciona e se o que a plataforma diz confere com a realidade.
Quando se trata de bancos com propostas 100% digitais, ou qualquer tipo de empresa que lide com dinheiro na internet, este cuidado deve ser redobrado.
Ao aceder aos sites, verifique se os certificados de segurança estão ativos. Basta observar a presença de um cadeado no canto superior, onde está o endereço da página.
3 – Utilizar senhas fortes
Esta é uma dica que apesar de evidente, deve sempre ser reforçada. Não use datas de aniversários, nome de animal de estimação ou qualquer informação que possa ser facilmente encontrada na internet, como password.
Quanto mais complexa, melhor e mais segura a senha será.
4 – Adaptar a verificação em duas etapas
Garanta o login e uso seguro de plataformas com a verificação em duas etapas sempre que for possível.
A verificação em duas etapas consiste no recebimento de um código por mensagem no telemóvel ou e-mail como forma de confirmação de autenticidade.
Este sistema de segurança pode ser ativado para o acesso ao e-mail, conta bancária, registo em lojas online…
Assim, poderá ser avisado caso alguém tente invadir a sua conta, já que será exigida a verificação.
5 – Utilizar sempre programas e softwares atualizados
A tecnologia evolui para melhorar os recursos que são disponibilizados aos utilizadores. Entre essas melhorias está o aperfeiçoamento de sistemas de segurança.
Neste sentido, é importante estar atento às atualizações dos sistemas operacionais. Bem como outros programas e softwares que tenha instalados nos dispositivos.
Sistemas desatualizados estão mais propensos aos ataques cibernéticos e facilitam a entrada de vírus e hackers.
6 – Utilizar a criptografia de dados
A criptografia pode ser uma importante aliada na segurança da informação, uma vez que impede o acesso a arquivos que tenham sido intercetados. Assim, somente aqueles que possuem as chaves de acesso podem aceder.
O uso deste recurso é interessante no envio de informações estratégicas e confidenciais, evitando que hackers possam intercetar os dados e ter acesso ao que foi encaminhado.
Siga estas dicas e garanta a segurança da informação ao utilizar a internet.