ARTIGOAproveite o crédito formação para evoluir na carreira
Estudar e ter uma profissão faz parte dos projetos de muitos jovens, mas as despesas costumam ser um impedimento para algumas famílias. Porém, é possível encontrar soluções interessantes para contornar este problema, como o crédito formação.
Esta modalidade específica de empréstimo destina-se às despesas associadas aos estudos. Permite que muitos estudantes consigam obter o tão sonhado diploma.
Mas, antes de o contratar é preciso conhecer como funciona este produto. Por isso, elaboramos um artigo completo, com tudo o que precisa saber!
Crédito formação: A melhor solução para quem quer investir na carreira
Com uma pesquisa rápida na internet, é possível encontrar diversas instituições que disponibilizam este tipo de crédito. Antes de falar sobre elas, é importante perceber a diferença deste produto para o crédito pessoal.
Podemos dizer que a principal diferença está nos custos de financiamento mais baixos. Isto faz com que o crédito destinado à formação não tenha um peso tão elevado no orçamento.
Além disso, estes contratos são celebrados de modo a não constituírem um encargo durante o período em que decorrem os estudos. Está prevista a devolução do capital pedido apenas depois de o cliente ter terminado os estudos ou a formação.
Quais cursos podem ser financiados?
O crédito formação é um produto bancário destinado ao subsídio do ensino. Possui condições mais vantajosas que os restantes créditos, conforme dito anteriormente.
Mas, este financiamento vai muito além do pagamento de licenciaturas e mestrados. Podem também recorrer ao crédito formação estudantes que estão à procura de um doutoramento, MBA, cursos práticos de certificação tecnológica e até intercâmbios.
Outra grande vantagem é que o estudante tem liberdade para utilizar o dinheiro emprestado da forma que achar mais conveniente. Ou seja, o valor não é obrigatoriamente direcionado para o pagamento das propinas.
Também pode ser utilizado para adquirir material escolar, realizar viagens entre a escola e a residência, alimentação, alojamento...
Quem pode contratar o crédito formação?
Pode ser solicitado por qualquer pessoa que deseja apoio financeiro para pagar os estudos.
Isso significa que o podem contratar todos aqueles que desejam obter algum tipo de formação e que não têm recursos próprios para suportar todas as despesas.
Dito isto, os requisitos de acesso ao produto variam de acordo com cada instituição. No entanto é possível mencionar algumas exigências gerais, como:
- Ser maior de 18 anos
- Estar inscrito numa universidade ou politécnico (pública ou privada, nacional ou internacional)
- Não possuir restrições junto ao Banco de Portugal
- Comprovativo dos resultados escolares, caso exista a possibilidade de redução das taxas mediante as notas obtidas no curso
Quais são as principais vantagens?
É um produto bancário desenvolvido especialmente para atender às necessidades dos estudantes. As instituições bancárias sabem que esta é uma fase complicada em termos financeiros, portanto, o contrato é flexível para se tornar mais acessível.
Entre as principais vantagens, podemos destacar:
- Taxas de juro mais reduzidas
- O montante pode ser disponibilizado integralmente, ou em tranches
- Prazos de financiamento alargados, podendo chegar aos 16 anos
- Período de carência entre 6 meses e até 4 anos, possibilitando atingir maior estabilidade financeira para começar a pagar o empréstimo
- Possibilidade de início de pagamento somente após a conclusão do curso, sem precisar liquidar ao longo do tempo
- Possibilidade de bonificações, como redução no spread, em caso de boas notas
É importante destacar que não são todos os bancos que trabalham com estas vantagens. Pesquise, faça simulações e encontre o crédito formação que vai possibilitar a evolução na carreira!