ARTIGOÉ possível ter um crédito habitação sem fiador?
Qualquer operação que envolva a necessidade de ter um fiador cria algum desconforto. É natural, pois sabemos que este título atribui uma responsabilidade muito séria e pode comprometer a vida financeira da pessoa em questão.
Grande parte das vezes, na contratação do crédito habitação, este é um fator obrigatório, porém muitos veem como um obstáculo. Isto porque pedir a alguém para assumir esta responsabilidade é uma situação delicada, tendo em conta que estamos a comprometê-los caso deixemos de pagar o empréstimo.
Mas será que é possível contratar um crédito para este fim sem esta garantia? Se sim, em quais circunstâncias? No artigo de hoje vai descobrir como contratar um crédito habitação sem esta garantia.
Fiador: Como contratar um crédito habitação sem esta a garantia
Esta figura é habitualmente solicitada em empréstimos de montante mais elevado, como por exemplo, a compra de casa. Mas, como este é um pedido desagradável, geralmente, as pessoas procuram outras alternativas.
Respondendo à pergunta, sim, é possível contratar um crédito habitação sem fiador. Porém, em contrapartida, terá de demonstrar ao banco através de outros meios que os riscos da operação podem ser mitigados.
Como isso é possível? Os bancos ou instituições financeiras consideram vários fatores num pedido de crédito, entre eles estão:
- Rendimentos do proponente
- Estabilidade profissional
- Taxa de esforço
- Número de titulares do crédito
- Montante disponível para dar de entrada
- Histórico de crédito e histórico do cliente com a instituição (se já tiver conta naquele banco)
- Fiador
Caso o solicitante de crédito tenha uma avaliação positiva nos requisitos são grandes as hipóteses de ainda assim ter o empréstimo aprovado.
Esta figura é uma medida adicional que serve para o banco se precaver, garantindo que existe alguém responsável pela dívida caso o cliente entre em incumprimento.
Essa garantia é exigida especialmente quando o banco identifica que pode existir algum risco de incumprimento do crédito por parte do cliente.
Este risco pode surgir devido a um empréstimo alto com uma taxa de esforço elevada, uma situação financeira instável, ou porque o cliente não tem um histórico de crédito exemplar.
Mas se tem uma boa avaliação em grande parte dos requisitos, o banco é obrigado a conceder o empréstimo sem esta garantia?
Na verdade, não, uma vez que a exigência ou não de garantias fica ao critério de cada instituição financeira. Portanto, somente a análise de cada caso poderá determinar a possibilidade de se isentar desta figura.
Como saber se tenho chances de obter um crédito habitação sem fiador?
Antes de avançar com o pedido de crédito pode consultar o seu Mapa de Responsabilidades de Crédito. Assim consegue averiguar se tem um bom historial de crédito de forma a sentir-se mais seguro com o sucesso da operação.
Isso porque o mapa consiste numa espécie de base de dados de crédito. Ou seja, é um documento individualizado, disponível no site do Banco de Portugal, que reúne informação sobre todos os créditos contratados perante as instituições de crédito.
Ao aceder ao documento vai encontrar informações sobre os seus créditos pessoais, automóvel, descobertos autorizados como o plafond do cartão de crédito, e tudo o que diz respeito aos créditos.
Caso o seu mapa contenha informações menos favoráveis, então deve agir no sentido de regularizar as dívidas ou outras situações de incumprimento que existam.
E vale a pena relembrar, o planeamento financeiro é a chave de qualquer negócio bem-sucedido. Portanto, mesmo que precise desta garantia para contratar um crédito habitação, não significa que terá de usá-la.
Este é um recurso em último caso, porém, se for disciplinado e organizado em relação às suas finanças, dificilmente o fiador terá de assumir a sua dívida.